quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O GENESIS EM SEU FOCO IN CRIANÇAS, INFANTO-JUVENIS, DO GH- HORMÔNIO DE CRESCIMENTO TEM SEU INÍCIO NA REGIÃO DO HIPOTALAMUS, COM SUA SEQUÊNCIA LINEAR NA GLÂNDULA PITUITÁRIA, SECRETORA DE GH–HORMÔNIO DE CRESCIMENTO; DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA-FISIOLOGIA.


QUE IRÁ SE LIGAR ATRAVÉS DESTE AO FÍGADO, QUE É O MAIOR PRODUTOR DE IGF-1 (INSULIN-like GROWTH FACTOR–1), OU (FATOR DE CRESCIMENTO SEMELHANTE à INSULINA-1).

O IGF-1 (Insulin-like Growth Factor-1), ou fator de crescimento semelhante a insulina-1), associado a outros hormônios específicos, terá funções importantes e vitais para o desenvolvimento e crescimento infanto juvenil, adolescente seja desencadeado nas áreas musculares ou de estaiamento orgânico, com o objetivo de permitir com que os ossos cumpram suas funções de crescimento longitudinal de forma biotípica, nos casos de humanos, que devem se apresentar firmes e eretos na sustentação corporal. Entretanto, não para por aqui, não podemos nos esquecer do tecido de revestimento, que é composto por tecido adiposo que dá forma (shape) ao corpo do indivíduo. Para cada uma dessas estruturas, várias substâncias dão um incremento básico elementar:

MÚSCULOS:
* incremento de transporte de amino ácidos;
* Retensão de Nitrogênio;
* incremento de tecido magro, e gasto de energia.

TECIDO ADIPOSO:
* efeitos agudos semelhantes à insulina;
* aumentar a lipólise;
* inibe a lipoproteína lípase;
* diminui o transporte da glicose;
* diminui a lipogênese.

CRESCIMENTO LINEAR E METABOLISMO ÓSSEO: 

* promover o crescimento epifisário;
* aumentar a massa óssea.

O GH-hormônio de crescimento é um hormônio peptídeo secretado pela glândula pituitária anterior. A mais abundante e bioativa forma do GH-hormônio de crescimento é o peptídeo com 191 aminoácidos, cujo peso molecular possui 22 kDa, e é codificado com o gene do GH- hormônio de crescimento através do cromossoma 17 (a unidade de massa atômica ou Dalton é uma unidade de medida de massa utilizada para expressar a massa de partículas atômicas (massas atômicas de elementos ou compostos). 

Ela é definida como 1/12 da massa de um átomo de carbono-12 em seu estado fundamental. O GH-hormônio de crescimento atua sobre o fígado, onde estimula a produção de insulina-like growth factor-I (IGF-I), que é liberado para a circulação. No soro, o IGF-I é uma proteína de aproximadamente 95% de ligação, que forma um complexo com o fator de crescimento semelhante à insulina-binding protein-3 (IGFBP-3)​​, e a subnidade ácido-lábil (ALS), que promove o aumento da meia-vida de IGF-I circulante no plasma de 15 minutos até 15 horas.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A adolescência é um período de várias mudanças que acontece entre os 10 e 20 anos de idade, marcando por transformações físicas que é característico da puberdade...
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2. Nesta fase, trata-se de um período de elevada demanda nutricional, e, por este motivo, a nutrição desempenha um papel importante no desenvolvimento do adolescente, uma vez que o consumo de uma dieta inadequada pode influenciar de forma desfavorável o crescimento...
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3. Os meninos necessitam ingerir quantidades maiores de alimentos do que as meninas. As recomendações para esse grupo são calculadas individualmente, de acordo com o peso corporal, com a atividade física e a velocidade de crescimento...
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AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Comissão da aprendizagem das ciências em ambientes informais, Conselho Nacional de Pesquisa (2009).Aprendizagem Ciência em Ambientes Informais: pessoas, lugares, e das perseguições . A National Academies Press: Washington DC. ISBN 978-0-309-11955-9 ; Kim Catcheside (15 de fevereiro de 2008). "" Pobre falta 'escolha de ciências " . site BBC News . British Broadcasting Corporation . Retirado 22 de fevereiro, 2008 ; Bem-vindo à Ciência Século XXI; "Manter curiosidade: a pesquisa em ensino de ciências nas escolas]]" . Ofsted. 21 de novembro de 2013 .Retirado 25 de novembro de 2013; Holman, John (22 de novembro de 2013). "Nós não podemos dar ao luxo de começar a educação científica errada" . A Conversação . Retirado 25 de novembro de 2013 .Tremblay, Eric (2010). "Educar a Geração Móvel - usando telefones celulares pessoais como resposta às audiências no ensino de ciências pós-secundário" . Journal of Computers em Matemática e Ensino de Ciências 29 (2): 217-227; R. (2006). "Bibliografia-STCSE (alunos e professores Concepções e Ciências da Educação)" .Kiel: Instituto IPN-Leibniz de Ciências da Educação; Duit, R.; Niedderer, H.;. Schecker, H. (2007) "Ensino de Física" . Em Abell, Sandra K.; Lederman, Norman G.Handbook of Research em Educação Científica . Lawrence Erlbaum. p. 599. ISBN 978-0-8058-4713-0 ; Wandersee, JH; Mintzes, JJ; Novak, JD (1994). "A pesquisa sobre concepções alternativas na ciência". Em Gabel, D. Manual de Pesquisa de Ciência Ensino e Aprendizagem . New York: Macmillan. ISBN 0028970055 . 


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